ProElif
ProElif®

Solução para produzir espumante através do método clássico SEM REMOVIMENTO.

 

Fruto de uma década de investigação a Proenol conseguiu criar uma cápsula com microrganismos capaz de ser produzida industrialmente e posta ao serviço dos vitivinicultores, alcançando um processo único no mundo, hoje validado em diversos países com forte tradição enológica, como França, Áustria, Itália, Espanha, e mesmo nos EUA, Canadá, Moldávia, Brasil, Uruguai e Argentina.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?

 

1 - Redução da mão-de-obra e eliminação da etapa de removimento (remuage);
2 - Disponibilidade imediata do vinho e maior eficácia no planeamento das expedições;
3 - Inoculação directa das leveduras, eliminação da preparação do inóculo;
4 - Ganho de espaço disponível na cave, os equipamentos de removimento deixam de ser necessários;
5 - Características organolépticas idênticas à fermentação com leveduras livres.

EM QUE CONSISTE?

 

São leveduras Saccharomyces ceverisiae inclusas numa cápsula de alginato permeável às trocas de substratos e metabolitos entre o meio e a levedura. Após a introdução do ProElif® na garrafa, as leveduras desempenham a sua actividade fermentativa dentro da cápsula onde permanecem até serem retiradas da garrafa.

COMO APLICAR?

O princípio de utilização é muito simples; consiste na introdução de uma determinada quantidade de ProElif® directamente na garrafa, durante o processo de engarrafamento do vinho, após a adição do licor de tiragem.

 

Actualmente estão disponíveis várias máquinas doseadoras industriais para o efeito com capacidade para 1.000 a 18.000 garrafas/hora.

 

Após a fermentação, a remoção do ProElif® realiza-se rapidamente através da simples inversão das garrafas e posterior dégorgement.

 

Embalagem: 1Kg

Aplicação: Vinho Espumante

Estirpe: Saccharomyces cerevisiae.

Testemunhos da aplicação do ProElif®

Projecto LEVEchamp

Produção de Leveduras Encapsuladas Optimizadas para Vinhos Efervescentes: modulação experimental por análise integrada dos processos de produção e aplicação, metabolismo e transcrição génica.

 

"O projecto LEVEchamp visa desenvolver leveduras encapsuladas, optimizadas para fermentações de vinhos efervescentes a baixas temperaturas. No final do projecto a Proenol ficará detentora do know-how e das técnicas analíticas mais actuais para o controlo e produção de leveduras de enologia sob a forma encapsulada. A realização deste trabalho será um grande contributo para consolidar a imagem da Proenol a nível internacional como líder mundial na produção de microrganismos encapsulados para a área de enologia. Esta actualização técnica permanente também contribui para que a Proenol continue a prestar os melhores serviços e aconselhamento aos seus clientes.

O projecto LEVEchamp é financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Opale 2.0 ICV

Aperfeiçoada a partir da OPALE ICV, através de técnica de hibridação natural já utilizada na OKAY ICV. Elevada capacidade de libertação de aromas varietais exóticos e cítricos para vinhos frescos mesmo em zonas quentes.

Opale 2

Mais Info

Punchy

Para a produção de vinhos brancos e rosados com perfil “exótico”, onde a intensidade e qualidade aromática são fundamentais, ajudando na expressão de notas tropicais e cítricas.

Punchy

Mais Info

Fermaid O

Excelente contributo para a componente organolética 100% orgânico. 

Fermaid O

Mais Info