Inovação
INOVAÇÃO PROENOL

Fruto de duas década de investigação, a Proenol desenvolveu uma nova tecnologia para a utilização de microrganismos encapsulados em enologia - A Imobilização, tendo industrializado um processo, até então único no mundo. Actualmente, quatro produtos inovadores estão ao dispor do enólogo para diferentes aplicações.

 

ProElif®  PRODUÇÃO DE VINHOS EFERVESCENTES 

É uma levedura encapsulada com dupla camada, especialmente desenvolvida para a realização da segunda fermentação na produção de vinho efervescente através do método clássico, eliminando a etapa de removimento. A introdução de uma determinada quantidade de leveduras encapsuladas Saccharomyces cerevisiae, var bayanus directamente na garrafa, substitui a adição tradicional de leveduras livres, com enormes vantagens como a redução da mão-de-obra e do tempo de produção, eliminação da etapa de preparação do inoculo, a inoculação directa da levedura, bem como a remoção das leveduras poderá ser realizada rapidamente.

 

ProDessert®  PRODUÇÃO DE VINHOS DE COLHEITA TARDIA OU QUE SE PRETENDAM COM AÇÚCARES RESIDUAIS NATURAIS

Na vinificação de vinhos de colheita tardia, nem sempre é simples parar a fermentação quando se atinge o teor de açúcar pretendido. Na generalidade este bloqueio é obtido através do arrefecimento e/ou trasfega ao abrigo do ar, filtração e posterior adição de dióxido de enxofre (SO2 livre=50-60mg/L). A utilização de leveduras Saccharomyces cerevisiae encapsuladas facilita a remoção da levedura do vinho e consequente bloqueio da fermentação, sendo deste modo uma alternativa simples e eficaz para a produção deste tipo de vinhos.

 

ProMalic®  DESACIDIFICAÇÃO BIOLÓGICA

A Schizosaccharomyces pombe é uma levedura que transforma o ácido málico em álcool. Esta levedura é uma boa alternativa à fermentação maloláctica e/ou à desacidificação química. Normalmente considerada levedura de contaminação, capaz de produzir aromas indesejáveis se permanecer demasiado tempo no vinho, depois de realizar a fermentação malo-alcoólica. A nova tecnologia de imobilização de microrganismos torna possível utilizar e controlar esta levedura, eliminando o problema do desenvolvimento de aromas secundários, tirando assim partido das suas qualidades.

 

ProRestart®  RESOLVER PARAGENS DE FERMENTAÇÃO

É uma levedura encapsulada em alginato (polissacarídeo natural extraído de algas) aclimatizada ao álcool e a outras condições difíceis. Estudos efectuados comprovam que as leveduras encapsuladas têm maior capacidade de adaptação ao álcool depois da secagem, do que as leveduras secas activas livres. Reactivar uma fermentação lenta ou parada com leveduras secas activas requer a preparação do pé-de-cuba. A utilização de ProRestart® permite eliminar esta etapa por se tratar de um produto de inoculação directa.

 

Estes produtos estão validados no mercado e  actualmente são aplicados em países com forte tradição vitivinícola: Portugal, Espanha, Itália, Áustria e França. E outros como os Estados-Unidos, Canadá, Moldávia, Brasil, Uruguai e Argentina.

BACTILESS

Para redução da população bacteriana em vinhos.
Biopolímero de quitosano e quitina-glucano de origem fúngica (Aspergillus niger) que permite reduzir a população de bactérias acéticas e láticas viáveis nos vinhos não afetando a população de leveduras. 

BACTILESS

Mais Info

LEVEDURAS INATIVAS

Artigos científicos: Influência da estirpe de levedura e da adição de leveduras inativas nos polissacáridos do vinho.

leveduras inativas
Mais Info