parceiros.png
parceiros-tt.png

Parceira da Proenol há mais de 30 anos, a Lallemand é líder mundial no desenvolvimento de soluções naturais para a criação de valor na elaboração de vinhos.

Empresa fundada no final do século XIX e com sede em Montreal no Canada, a Lallemand é especializada na investigação, produção e comercialização de leveduras, bactérias e outros produtos relacionados para o setor agro-alimentar. Atualmente a Lallemand está presente em mais de 50 paises e com mais de 20 unidades de produção.

Nos anos 70 a Lallemand começou a desenvolver a sua atividade no setor vitivinícola especializando-se na produção de microrganismos para Enologia. Desde então até à atualidade o Dep. de I&D colabora com adegas, associações de produtores de vinho de todo o mundo e com os mais prestigiados institutos e universidades para selecionar na natureza microrganismos com interesse enológico.

Nas unidades produtivas de leveduras em Montreal (Canadá), Viena (Áustria) e Grenaa (Dinamarca), bactérias em Aurillac (França) e derivados de leveduras em Salutaguse (Estónia) são aplicados exigentes controlos e normas de qualidade (ISO, BRC, FSCC, IFS).

Como resultado da Investigação e Desenvolvimento a Lallemand desenvolve continuamente novos produtos e novas aplicações para a viticultura e enologia.

A Pall é a maior e a mais diversificada empresa na área das soluções de filtração, separação e purificação no mundo. Tem 70 anos de existência e além do setor alimentar a Pall desenvolve soluções para áreas tão diversas e exigentes como a área farmacêutica, microeletrónica, aeroespacial entre outras.

As diversas certificações de qualidade para padrões internacionais e específicos da indústria permitiu que a Pall alcançasse uma consistência nos processos, produtos e serviços em todo o mundo. Esta consistência é a pedra angular para fornecer o alto nível de qualidade esperado pelo cliente independentemente de onde ele está localizado.

As unidades produtivas da Pall têm diversas certificações ISO (9001, 50001, 13485, 14001, 22301)  e OHSAS 18001. Todas as unidades têm a certificação ISO 14000 de gestão ambiental.

Na área da Enologia a Pall dispõe de soluções de filtração para pequenas a grandes adegas.

Na Proenol através da nossa equipa de Enologia podemos aconselha-lo na escolha da melhor solução custo/benefício para as suas necessidades.

Fundada em 2006 com novas instalações desde 2013 em Mauguio, perto de Montpellier, a OENOCHÊNE é especialista na produção de madeiras enológicas há mais de uma década, comprometendo-se sempre com a qualidade e assegurando aos seus clientes uma consistência ímpar nos seus produtos. A unidade produtiva da Oenochene é certificada ISO 22000 (Segurança Alimentar).

O que distingue a gama de madeiras OENOCHÊNE:

  • Rigorosa seleção das matérias-primas, com um forte controlo da qualidade desde a floresta até ao cliente final. As madeiras utilizadas são carvalho francês (Quercus petraea, 80% Sessile e 20% Limousin) e carvalho americano (Quercus alba, região do Ohio).
  • Secagem natural da madeira em parque ao ar livre, por um período mínimo de 18 meses (na Gama Premium - Quality One no mínimo 24 meses).
  • Processo de tosta da madeira por convecção, que apresenta as seguintes vantagens:
    • A queima homogénea da madeira (tosta até ao interior); 
    • Garantia de reprodutibilidade dos diferentes perfis;
    • Aumento da sucrosidade dos produtos;
    • Melhor adaptação do processo de tosta a cada perfil;
    • Compostos aromáticos formados sem oxidação;
    • Não confere taninos agressivos aos vinhos, mesmo em estágios mais prolongados.

Todos estes fatores de produção aliados a um forte conhecimento das relações vinho-madeira, permitem-nos oferecer produtos que garantem uma elevada integração com o vinho, mesmo em estágios mais prolongados.

Líder mundial em soluções de higiene e limpeza da Hotelaria, Restauração, Retalho, Saúde, Alimentos e Bebidas, bem como no Tratamento de Edifícios em todo o mundo.

A Proenol e a Diversey aliaram o seu “Saber Fazer” para oferecer ao setor vitivinícola as melhores soluções de higiene e segurança alimentar. Dispomos de programas concebidos especificamente para reduzir os custos associados à higiene, incluindo manutenção, água e energia.

Os produtos Diversey cumprem os mais elevados padrões de desempenho e segurança, comprovados com testes de qualidade. Os procedimentos e produtos recomendados estão em total cumprimento com as normas europeias do setor alimentar e cumprem todos os requisitos do setor Enológico.

A Diversey tem unidades com certificações ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Ambiente) na Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Turquia, Reino Unido, OHSAS 18001:2008 (HST) na Holanda e SA 8000 (Resp.Social) em Portugal.

Para além do nosso conhecimento e apoio técnico, podemos ainda oferecer-lhe um conjunto alargado de produtos de higiene institucional assim como equipamentos de segurança e limpeza.

Criado em 2008 no coração da região espanhola de La Rioja, em Logroño, através da colaboração entre várias figuras de destaque na área da Enologia em Espanha e França. Laboratório acreditado pelo ENAC segundo a norma internacional ISO 17025.

Mais do que um laboratório de análises, o EXCELL disponibiliza toda a sua experiência na assessoria aos profissionais dos setores vitivinícola e agroalimentar, de modo a que os seus produtos finais estejam sempre de acordo com os critérios de qualidade mais exigentes do mercado. Uma equipa experiente composta por profissionais das áreas da Enologia, Biologia, Química e Tecnologia Alimentar, apoiada pelas mais modernas tecnologias, garantem a melhor resposta para todas as suas necessidades analíticas e de I&D.

Fabricantes de aduelas há 6 gerações, a família Charlois é há 20 anos proprietária das Tanoarias Berthomieu e Ermitage. Instalada no centro de França em pleno bosque de Bertranges, mantendo a produção familiar de aduelas e tanoaria com uma integração 100% vertical desde a exploração florestal até à produção de barricas. As unidades produtivas da Berthomieu e Ermitage têm um plano de HACCP auditado por entidades externas certificadas.

Graças aos seus conhecimentos do meio florestal, as Tanoarias Berthomieu e Ermitage centralizam as suas compras para a fabricação de barricas em bosques específicos. A possibilidade de escolher um bosque é um privilégio muito importante para um fabricante de aduelas. O caráter que o terroir do bosque confere à madeira é comparável ao caráter que o terroir da vinha confere ás uvas e consequentemente aos vinhos. Propomos cinco origens de florestas ou bosques e dispomos de barricas que podem ter mais do que um bosque de origem na sua constituição. Temos disponível madeira com as seguintes origens: Nevers, Allier, Vosges , Centre France, bosques de Tronçais e Bertranges, Americano e Hibridos.
Empresa fundada em 1896 na região de Florensac em França, a Pera é atualmente um dos mais importantes produtores de equipamentos de vinificação a nível mundial. Esta aventura industrial de mais de 120 anos é possível devido à forte componente de I&D e à constante adaptação aos novos métodos de vinificação e necessidades dos enólogos.
Presente desde as suas origens nos processos de vinificação, a PERA-PELLENC desenvolve desde hoppers para receção de uvas a prensas assim como uma vasta gama de soluções para controlo de temperatura e tratamentos térmicos.

Dos desenvolvimentos mais recentes, podemos destacar o sistema GREEN CRYO para refrigeração e as tecnologias ENOXY + e INGAS, presentes na gama da nova geração de prensas pneumáticas, responsáveis por uma ótima proteção dos mostos durante a prensagem.

Empresa francesa fundada em 1988 a Oenodia foi um dos primeiros especialistas mundiais em tratamentos por via membranar na indústria agro-alimentar.

No início dos anos 90 em estreita colaboração com o Institut National de Recherche Agronomique (INRA) a Oenodia desenvolveu a tecnologia de estabilização tartárica por electrodiálise. Alguns anos mais tarde, desenvolveu a importante tecnologia de ajuste de pH em vinhos e posteriormente outras tecnologias muito relevantes para o sector vitivinícola como a desalcoolização.

A Oenodia tem equipamentos espalhados por todo o mundo com a garantia Zero Aditivos, 100% Qualitativo.

A WINEGRID é uma marca portuguesa focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras de digitalização de processos na indústria vitivinícola. Baseados em IoT, os Sistemas WINEGRID além de contribuir para um aumento de produtividade e de eficiência, permitem uma redução de custos nos processos e são um importante apoio na tomada de decisões enológicas.

A tecnologia patenteada de monitorização remota e em tempo real permite uma abordagem proactiva e preditiva ao processo de vinificação, e encontra-se já em utilização em produtores de vinho em todo o mundo.

O carácter inovador da empresa baseia-se no seu extraordinário capital humano, com colaboradores especializados em áreas como Enologia, Engenharia Eletrónica, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Data Science, entre outros, o que coloca a WINEGRID numa posição privilegiada como parceiro de inovação.