inovacao.png
inovacao_tt.png
Projeto Vine and Wine Portugal: Aumentar a competitividade e resiliência do setor da vinha e do vinho
BARRA BFREE 25

Resumo: Aumentar a competitividade e a resiliência do setor da vinha e do vinho em Portugal.

Projeto BFREE: Biocontrolo de frutos e legumes
BARRA BFREE 25

Projeto BFree - texto resumo:
Desenvolvimento de estratégias sustentáveis para o controlo de doenças fúngicas em frutas e em legumes, de modo a reduzir a aplicação de fungicidas químicos e o seu impacto ambiental e na saúde humana. A abordagem a implementar está focada na aplicação in planta de leveduras endófitas (que vivem naturalmente nos tecidos vegetais) como indutoras de defesa das plantas.

Projeto Descarbonização da Proenol
3logos-feder-descritivo

Objetivos : Alavancar a descarbonização do setor industrial e empresarial e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, contribuindo para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. O projeto “Descarbonização da Proenol” visa a introdução de medidas de eficiência energética e a incorporação de energia de fonte renovável e de sistemas de armazenamento de energia nos processos de produção. O projeto contempla um conjunto de investimentos que têm como principal objetivo reduzir o consumo de eletricidade e produzir energia com recurso a fontes de energia renovável (solar), reduzindo assim direta e indiretamente as emissões de gases de efeito de estufa (GEE).

Projeto VIIAFOOD
BARRA BFREE 25

A Agenda VIIAFOOD, projeto apoiado ao abrigo do PRR (www.recuperarportugal.gov.pt), visa promover a transformação estrutural do setor Agroalimentar em linha com o propósito estabelecido no Pacto para a Competitividade e Internacionalização deste setor nacional. Para o efeito, a Agenda VIIAFOOD pretende criar uma plataforma nacional para o desenvolvimento e industrialização de produtos, processos e serviços inovadores, materializando-se num plano estratégico concertado, com medidas e ações conjuntas orientadas aos objetivos transversais do Setor.

Projeto Produção de Leveduras Antagonistas
3logos-feder-descritivo

A Proenol - Indústria Biotecnológica, S.A., com sede em Vila Nova de Gaia, desenvolve atividade na área da biotecnologia aplicada à enologia, dedicando-se à investigação, produção e comercialização de soluções inovadoras para o setor vitivinícola de forma a otimizar os processos de vinificação e conservação dos vinhos, fomentando a criação de vinhos de qualidade. A Proenol apresentava alguns pontos fracos relacionados com a fraca automação do seu processo produtivo, pelo que a capacidade produtiva não permitia aplicar os resultados que esperava obter no projeto ABCyeasts, nem produzir os novos produtos baseados em leveduras. Deste modo, com o presente projeto, a empresa efetuou um conjunto de investimentos que lhe permitirão produzir novos produtos. Com efeito, o investimento realizado no presente projeto ultrapassou os 80%, estimando a Proenol um crescimento do volume de negócios no ano pós-projeto (2025) de cerca de 20,85% face ao ano 2020 e também a criação de 3 postos de trabalho.

figura_1
 
Figura 1 - Efeito do tratamento com o EPL em vinho de maçã (esquerda) e em vinho branco produzido com mosto de prensa (direita).
grafico
 
Figura 2 - Análise sensorial de vinho branco, tratado com 2 EPL's, e do vinho não tratado.

Estudos de interacção por fluorescência de compostos fenólicos com os EPL´s, evidenciaram ainda um grau de afinidade entre os mesmos. Os compostos fenólicos têm uma relação direta com a percepção da adstringência/amargor, sendo assim expectável que o EPL influencie a modulação do sabor do vinho.

A análise sensorial evidenciou uma capacidade do EPL de remoção de diferentes defeitos nos vinhos, tais como, amargor/herbáceo e oxidação (Figura 2), estando  em concordância com os resultados analíticos que foram obtidos. Simultaneamente, apresentou uma melhoria da intensidade e qualidade aromática, face ao vinho controlo. Está atualmente em execução uma análise mais profunda do efeito das colagens no conteúdo de compostos fenólicos dos vinhos.

Paralelamente, está a ser determinado o conteúdo em proteínas dos vinhos após as colagens. Esta identificação tem como finalidade identificar os agregados solúveis que possam ter um efeito gustativo relevante no vinho e por isso, estudos com proteínas salivares serão também avaliados.

Face aos resultados obtidos até à presente data constata-se que a capacidade tecnológica destes extractos proteicos de levedura ultrapassa o objectivo inicial, tornando-os num produto polivalente para integração sensorial.
Projeto de Qualificação da Proenol
3logos-feder-descritivo

Com o presente projeto, denominado "Projeto de Qualificação da Proenol", a Proenol pretende realizar um conjunto de investimentos que lhe permitam aumentar o poder na cadeia de valor através da melhoria das capacidades de desenvolvimento de produtos e processos, juntamente com a introdução de sistemas de informação aplicados à distribuição e logística, possibilitando comercializar e continuar a desenvolver novos produtos para o mercado nacional e internacional, através de um conjunto de investimentos inseridos nas tipologias "Inovação organizacional e gestão", "Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC)", "Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos", "Qualidade" e "Distribuição e Logística".